A cerimónia dos Globos de Ouro de 2025 marcou o arranque oficial da temporada de prémios nos Estados Unidos da América.
A 82ª edição dos prémios de cinema e televisão da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood aconteceu no Hotel Beverly Hilton, em Los Angeles. A gala foi apresentada pela comediante Nikki Glaser, que fez história ao ser a primeira mulher a conduzir o evento a solo.
No cinema, os grandes destaques da noite foram “Emilia Pérez”, que arrecadou quatro prémios, e “The Brutalist”, que garantiu três. Na televisão, o drama japonês “Shogun” dominou com quatro galardões, enquanto a minissérie “Baby Reindeer” recebeu dois.
Uma das surpresas da gala teve como protagonista Fernanda Torres, ao vencer o Golden Globe de Melhor Atriz em Filme de Drama (“Ainda Estou Aqui”). Bateu nomes como o de Angelina Jolie, Nicole Kidman ou Kate Winslet. Fernanda Torres tornou-se a primeira atriz brasileira a receber um Globo de Ouro.
Este ano, entrou em ação uma nova categoria: "Conquista Cinemática e de Bilheteira". O novo prémio foi para “Wicked”, a adaptação para o grande ecrã do clássico da Broadway com o mesmo nome, com Cynthia Erivo e Ariana Grande.
A noite também teve espaço para momentos de romance. Selena Gomez exibiu o seu anel de noivado, Kylie Jenner e Timothée Chalamet apareceram juntos, e Zendaya atraiu atenções não só pelo deslumbrante visual, mas também por ter surgido com um enorme diamante no dedo anelar, o que deu origem a rumores.