A Feira do Livro do Porto está quase a chegar à Invicta. Entre 22 de agosto e 7 de setembro, os Jardins do Palácio de Cristal recebem mais uma edição do evento dedicado à leitura.
Este ano, o homenageado é Sérgio Godinho. A Câmara do Porto explica que, o autor, cuja carreira atravessa a música e a literatura, será distinguido com uma tília. Trata-se de uma árvore simbólica que o evento reserva a personalidades marcantes da cultura.
Na apresentação da programação, Sérgio Godinho falou sobre este reconhecimento. “Isto significa imenso para mim. Sou portuense, vivi aqui os primeiros 20 anos da minha vida, passeei muito nestes jardins”.
Nos últimos anos, o artista tem explorado bastante a narrativa ficcional. “Desde há uns anos tenho-me dedicado muito à escrita narrativa”, revelou, referindo-se aos três romances e dois livros de contos já publicados. O mais recente destes será lançado durante a Feira.
Quanto à Feira do Livro em si, a programação contempla mais de 200 atividades, incluindo debates, concertos, cinema, exposições, sessões de leitura, espetáculos e outras performances.
A programação musical inclui atuações de artistas como Manel Cruz, B Fachada, NAPA e Luca Argel, além de podcasts ao vivo como Assim ou Assado (com Sam The Kid e Marco Neves).