Seis estudantes do Porto, da Escola Básica e Secundária Carolina Michaëlis, vão enviar uma experiência científica para a Estação Espacial Internacional. Este grupo de alunos portugueses venceu o desafio International Journey ISS Expedition – Mission 19, e o seu projeto será realizado por um astronauta, cuja missão está marcada para abril de 2026.
A experiência, intitulada “The effect of microgravity on the osteogenic potential of mesenchymal stem cells secretome”, conquistou especialistas internacionais.
A Estação Espacial Internacional (ISS) é um laboratório que orbita a Terra, servindo como um centro de pesquisa científica. Foi criado por várias agências espaciais internacionais, incluindo a NASA (EUA), Roscosmos (Rússia), JAXA (Japão), ESA (Europa) e CSA (Canadá). A ISS foi montada ao longo de vários anos, com o lançamento de módulos que foram gradualmente acoplados.
Os alunos são Laura Cesário e Maria Rita Pinto, do 11º ano, Ana Beatriz Gomes, João Ribeiro, Mariana Pinheiro e Rafael Silva, do 12º ano.