A Walt Disney e a OpenAI - responsável pelo ChatGPT - anunciaram um acordo que possibilitará aos utilizadores criar vídeos curtos com mais de 200 personagens da Disney utilizando a Inteligência Artificial.
É a 1ª vez que uma empresa de entretenimento adota a Inteligência Artificial generativa em larga escala, licenciando as suas personagens fortemente protegidas para a criação de conteúdos com IA. O Rato Mickey, a Elsa de "Frozen", e super-heróis da Marvel, bem como ícones de "Star Wars" como Darth Vader e Yoda são alguns dos personagens que entram no acordo. O mesmo exclui o uso de vozes e imagens dos atores.
O investimento da Walt Disney Company é de mil milhões de dólares na OpenAI, no âmbito de uma parceria de três anos.
"Este acordo demonstra como as empresas de IA e os líderes criativos podem trabalhar em conjunto, de forma responsável, para promover uma inovação que beneficie a sociedade, respeite a importância da criatividade e ajude as obras a alcançar novas e vastas audiências", afirmou Sam Altman, cofundador e CEO da OpenAI.
As duas empresas reafirmam o compromisso com uma utilização responsável da Inteligência Artificial, assegurando a proteção dos utilizadores, o respeito pelos criadores e a prevenção de conteúdos prejudiciais. Os primeiros vídeos gerados com personagens licenciadas deverão começar a ser disponibilizados ao público em 2026.
