Depois de Ice Merchants ( João Gonzalez), que em 2023 fez história ao ser nomeada para a fase final dos óscares, há mais uma curta-metragem de animação portuguesa que pode aspirar a chegar mais longe em Hollywood. Não uma, mas duas!
Porque Hoje é Sábado, realizado por Alice Eça Guimarães, integra oficialmente a chamada longlist de potenciais candidatos aos Óscares de 2027. O filme foi produzido no Porto, pelo estúdio de animação Pinguim Atrevido.
A qualificação está relacionada com a atribuição do Prémio de Melhor Curta de Animação do Festival POFF, na Estónia, um dos festivais reconhecidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, cujos galardões qualificam automaticamente os filmes vencedores para concorrer aos Óscares.
Vencedora de 17 prémios nacionais e internacionais, Porque Hoje é Sábado não tem diálogos, fala da história de uma mulher que procura a inspiração, mas que se vê sistematicamente importunada por questões do dia a dia.
A longlist de curtas-metragens de animação inclui, para já, mais um filme português: Cão Sozinho, de Marta Reis Andrade, produzido pelo BAP – Animation Studios, que o ano passado se destacou com Percebes, curta de animação que chegou à shortlist dos Óscares.
Mais para o final do ano, a Academia de cinema norte-americana irá selecionar 15 curtas-metragens dessa longlist, de onde sairão depois os 5 nomeados e, por fim, o grande vencedor.
