Os Oscars vão trocar a televisão pelo YouTube a partir de 2029. A Academia de Cinema norte-americana anunciou um acordo de exclusividade com a plataforma até 2033, que inclui o anúncio dos nomeados, entrevistas a atores e realizadores, programas educativos e podcasts, além da transmissão da cerimónia oficial de entrega dos prémios.
Com este acordo, a Academia de Hollywood põe fim a uma relação com o canal televisivo ABC, que exibirá a cerimónia até 2028, ano em que se cumpre a 100.ª edição dos Oscars.
Uma das justificações avançadas é que o YouTube ajudará a aumentar a audiência global dos prémios, uma vez que inclui recursos como legendas e faixas de áudio em vários idiomas.
Os Oscars são o segundo programa com mais audiências nos Estados Unidos, depois da final do campeonato de futebol americano (Super Bowl), mas a cerimónia tem vindo a perder espetadores.
Em 2022, a organização anunciou alterações na atribuição dos prémios, como forma de agilizar a cerimónia e melhorar as audiências, reduzindo, por exemplo, a duração de entrega de galardões em categorias mais técnicas.
A edição 98 está marcada para 15 de março de 2026, em Los Angeles, Califórnia, sendo os nomeados conhecidos a 22 de janeiro.
