Após ter sido premiado em junho no Festival de Cinema de Annecy, o filme de animação “Percebes” poderá conquistar um Óscar.
A produção, de Laura Gonçalves e Alexandra Ramires é finalista na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação. A mesma categoria, para a qual esteve nomeado “Ice Merchants”, de João Gonzales, em 2023.
“Percebes” tem como cenário o mar e o Algarve urbano. O documentário, que combina animação em aguarela e digital, explora o ciclo de vida de um molusco especial, o Percebes, no contexto da apanha no sul de Portugal.
“No percurso da sua formação até ao prato, cruzamos diferentes contextos que nos permitem compreender melhor esta região e aquelas que nela habitam”, lê-se na sinopse. Este é o segundo projeto em que as realizadoras colaboram, depois de “Água Mole”, lançado em 2017.
Das 88 curtas-metragens de animação de todo o mundo submetidas a concurso, apenas 15 foram selecionadas como finalistas. Os nomeados para a 97ª edição da cerimónia dos Óscares, marcada para 2 de março de 2025, serão revelados a 17 de janeiro.