“Danúbio” é o novo single de Capicua, retirado do álbum “Um Gelado Antes do Fim do Mundo”, que foi editado no dia 21 de Março.
A canção é um dueto com a fadista Gisela João, e reflete sobre o regresso das ideias retrógradas e opressoras dos anos mais negros do século passado. Coincidência ou não, é lançada na véspera do 25 de Abril, data da revolução que acabou com o fascismo em Portugal.
“Danúbio” nasce de uma notícia de jornal, segundo Capicua. Há três verões a seca assolou o centro da Europa e as águas do Danúbio desceram tanto, que as carcaças dos velhos navios nazis, afundados propositadamente durante a Segunda Guerra para tornar o rio inavegável, vieram à tona como fantasmas de uma história que ameaça repetir-se.
As fotografias daqueles monstros metálicos, ferrugentos e sinistros, sugeriram a imagem perfeita para falar sobre o recrudescimento da extrema-direita, que volta a ameaçar a velha Europa. Aqueles barcos, ainda carregados de explosivos, armadilhados pelo ódio, voltaram à tona prontos para cumprir a ordem e para nos lembrar que “temos o passado todo pela frente” caso nos deixemos afundar com eles.