A Câmara do Porto vai hastear oficialmente a bandeira arco-íris no dia 17 de maio, no âmbito das celebrações do Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia.
O ato simbólico terá lugar, tal como nos anos anteriores, na Praça do General Humberto Delgado e dá início a um conjunto de atividades no âmbito da Semana Municipal da Inclusão.
No programa entra, por exemplo, uma ação para jovens sobre "Diversidade Sexual e Género na Escola", que acontece na segunda-feira, 19 de maio, às 12h35, promovida pela Quinta da Bonjóia. A participação é gratuita, mediante inscrição.
A Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto (COMOP) promove no dia 17 um arraial, no Largo Amor de Perdição, uma "festa popular e associativa" que diz ser "um prolongamento da manifestação e um espaço de utilidade pública de extrema importância, pois permite a visibilidade das organizações que anualmente que fazem trabalho meritório junto das populações marginalizadas".
Caso não saibas fica a explicação..
O dia 17 de maio marca a decisão de retirar da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial de Saúde a homossexualidade como transtorno de saúde mental.
Este ano, o tema do Fórum do Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, que reúne membros do Parlamento Europeu, de Governos, autoridades públicas e representantes de organizações para a discussão sobre políticas LGBTQIA+, é "O Poder das Comunidades".