Bárbara Bandeira lançou o single MARCHA e respetivo videoclipe.
A edição abre o 2º ato de LUSA - uma obra musical e visual estruturada em 4 atos que traduz a travessia da artista entre Portugal e Brasil.
A cantora, que é filha de mãe brasileira e pai português, explica que nesta etapa do projeto, aprofunda as suas raízes portuguesas. Nesse sentido, propõe uma releitura contemporânea da sonoridade tradicional portuguesa incorporada a uma linguagem pop.
No vídeo de MARCHA, Bárbara Bandeira usa um vestido avaliado em 90 mil euros e com 7 kg, feito inteiramente de joias tradicionais portuguesas.
![]()
Com a assinatura da Portugal Jewels, a peça exclusiva, desenhada para a artista, reúne algumas das formas mais emblemáticas da joalharia portuguesa, como Corações de Viana, Brincos à Rainha, Brincos Galegos, Filigrana e Caramujos e terão sido desenvolvidas com recurso a técnicas artesanais ancestrais. Joana Basta Gomes, fundadora da Portugal Jewels, considera que o projeto mostra que a joalharia tradicional portuguesa tem “escala, linguagem e relevância cultural” e que pode existir “fora do museu e dentro da criação contemporânea”.
