O DJ e produtor brasileiro Alok deixou de lado, por agora, a sua tradicional EDM para se concentrar em algo muito especial: canções indígenas do seu país.
Seu novo álbum, “O Futuro é Ancestral”, traz nove músicas de dança mescladas com canções indígenas, algumas das quais cantadas há séculos por tribos brasileiras.
A inspiração para o projeto veio de uma viagem a uma remota tribo brasileira em 2016, quando o DJ estava deprimido.
“Naquele momento, percebi que estava um pouco infeliz no sentido de que estava a fazendo músicas apenas para aparecerem nas rádios Top Ten, enquanto eles faziam músicas para curar, e para espalhar sua cultura”, disse Alok.
E daí, surgiu a ideia: “Eu simplesmente não sabia porquê, mas senti que tinha que fazer um álbum em colaboração com os povos indígenas".
E se pensou, não tardou em fazê-lo. Disse à sua equipe para deixar tudo de lado e se concentrar em fazer um álbum com indígenas.
“Depois de dois meses, estávamos em estúdio com oito tribos diferentes de todo o Brasil, não só da Amazônia, mas de todo o Brasil, produzindo este álbum em colaboração”, disse Alok.
“Honestamente, foi uma das melhores experiências que já tive", acrescentou:
"O Futuro É Ancestral", traz oito músicas, nove com o remix de "Sina Vaishu".
O resultado é, mais de 500 horas passadas em estúdio. Cada uma delas foi gravada com diferentes representantes de povos originários do Brasil - eles vêm de sete estados de todas as regiões do país.
As letras são, maioritáriamente, cantadas nas línguas faladas nas tribos. Destaque para "Manifesto O Futuro é Ancestral", ou "JARAHA".
Todos os lucros das vendas do álbum vão diretamente para as comunidades indígenas do Brasil, mas Alok foi ainda mais longe.
Como quase todas as tribos indígenas usam canções para manter sua língua e herança, separadas do álbum, então, ele gravou 113 canções indígenas para consagrar essas canções antigas para sempre.
“Um dos líderes espirituais, quando lhe mostrei a gravação, ele começou a chorar porque disse que nos últimos oito anos, cantava todas as noites em frente a um rio, para não esquecer as músicas, mas agora não vai ser mais preciso", disse Alok.
O 4º maior DJ do mundo, vai estar no festival Sudoeste no próximo dia 10 de agosto.
Bihetes à venda em meoblueticket.pt e nos sítios do costume.