A Academia de Cinema dos EUA decidiu voltar a adiar o anúncio dos nomeados para a 97ª edição dos Óscares devido aos incêndios de Los Angeles, que fizeram, pelo menos, 25 mortos.
Está agora agendado para 23 de janeiro e será em formato online.
Inicialmente, a revelação dos nomeados estava marcada para esta sexta-feira (17 de janeiro), foi adiada para domingo (dia 19) e voltou a ser reagendada por causa dos incêndios.
"Estamos todos devastados pelo impacto dos incêndios e pelas perdas profundas sofridas por tantas pessoas na nossa comunidade”, afirmaram o diretor executivo e a presidente da Academia, Bill Kramer e Janet Yang, em comunicado conjunto citado pela Variety.
“A Academia sempre foi uma força unificadora dentro da indústria cinematográfica e estamos empenhados em mantermo-nos unidos perante as dificuldades. Devido aos incêndios ainda ativos na área de Los Angeles, sentimos que é necessário prolongar o nosso período de votação e mudar a data do anúncio das nossas nomeações para dar mais tempo aos nossos membros”, informou a Academia.
A data para a cerimónia de entrega dos Óscares mantém-se. Está marcada para 2 de março, no Dolby Theatre, em Los Angeles.
No que se refere às categorias científicas e técnicas, a cerimónia de entrega dos prémios, agendada para 18 de fevereiro, foi adiada para uma data ainda a determinar.