Depois de mais de 4 décadas a marcar a cultura pop, a Paramount Global anunciou o encerramento de vários canais da MTV, incluindo os lendários MTV Music, MTV 80s, MTV 90s, Club MTV e MTV Live.
Os 5 canais musicais vão encerrar na Europa até ao final do ano, refletindo o declínio das audiências e a mudança nos hábitos de consumo de música e videoclips. A MTV nasceu em 1981, nos Estados Unidos, com o icónico videoclip Video Killed the Radio Star a inaugurar uma revolução televisiva. Seis anos depois, chegava à Europa, e rapidamente se tornava uma das marcas mais reconhecidas do planeta com programas que definiram gerações, como MTV Unplugged, TRL, Pimp My Ride ou Jackass.
A Paramount Global, dona da MTV, está a passar por uma das maiores reestruturações da sua história. Segundo fontes internacionais, a ideia é consolidar tudo o que era “MTV” num único ecossistema online, abandonando gradualmente o formato televisivo tradicional. “É o fim de uma era. A MTV foi o nosso primeiro algoritmo antes do YouTube, antes do TikTok”, escreveu um antigo produtor do canal nas redes sociais.
Apesar desta notícia, eventos como os Vídeo Music Awards ou Europe Music Awards não vão desaparecer.