Todos os anos, junho é sinónimo de "festa rija" em Lisboa. E, em 2025, podes contar, mais uma vez, com um programa abrangente e gratuito. No que há música diz respeito, as propostas são variadas.
O encerramento das Festas de Lisboa fica por conta de dois fenómenos da pop portuguesa contemporânea. No dia 28 de Junho, pelas 21.00, os D.A.M.A. sobem ao palco do Terreiro do Paço para um concerto repleto de convidados. Ágata, Bandidos do Cante, Los Romeros, Beatriz Felício & Buba Espinho e ainda a marcha vencedora da noite de 12 de Junho vão marcar presença neste espetáculo.
No dia seguinte, à mesma hora, é a vez de Bárbara Bandeira mostrar o seu talento, mas desta vez acompanhada pela Banda Sinfónica da GNR. E com uma convidada de peso – a fadista Carminho.
Muito antes disso – dia 15 de Junho, às 20.30 –, Carminho sobe ao Castelo de São Jorge para um concerto em nome próprio. Este é o último de três espetáculos marcados para o local histórico de Lisboa. No dia 9 de Junho, a partir das 18.00, Gil Brito, pianista que aos 10 anos venceu a última edição do programa Got Talent Portugal, interpreta êxitos universais da música clássica. No mesmo dia, Rui Massena apresenta o concerto Fracta Pulse, concebido para a ocasião. Os bilhetes são gratuitos, mas devem ser levantados uma hora antes na bilheteira do Castelo, num máximo de dois bilhetes por pessoa.
Quanto aos clássicos das Festas de Lisboa, não passam ao lado os Casamentos de Santo António, marcados para dia 12 de Junho. Nessa noite, a Avenida recebe duas dezenas de bairros lisboetas e ainda cinco marchas extra competição, a partir das 21.00.
E os arraiais? São às dezenas, espalhados pela cidade, mas com especial incidência no centro de Lisboa. De regresso estão os bailaricos da Bica, de Santa Catarina e do Miradouro de São Pedro de Alcântara, mas também os vários palcos na Mouraria, sem esquecer novos clássicos como Vila Berta ou o Arraial dos Navegantes, entre muitos outros.
Este ano, as Festas de Lisboa chegam também à Feira do Livro. Entre 10 e 21 de Junho, os museus e monumentos da cidade vão fazer parte da programação, através de conversas, oficinas e apresentações de livros.
No cinema, regressa o CineConchas, a partir de 26 de Junho e até 12 de Julho, no sítio do costume. No programa, destaque ainda para MAMA África, festival dedicado à cultura africana, que ocupa o Capitólio e o Variedades, nos dias 9 e 11 de Junho, programado pela associação Bokamundo.
Exposições e peças de teatro completam um programa longo. Destaque para "O Milagre da Sardinha", no Padrão dos Descobrimentos, "Variações para Carlos Paredes", no Museu do Fado, ou "Crónicas de uma Lisboa desconhecida", na Palácio Pimenta. Nos palcos, podes assistir a Penélope, no Museu da Marioneta, e Hedda Gabler, no Teatro Variedades.
Consulta aqui o programa completo